Um dia depois da primeira chegada em alto, tempo para … a segunda chegada em alto da Volta a Suíça. Já sem Richard Carapaz, Alberto Bettiol e Jacopo Guarnieri, que não alinharam à partida, a etapa começava com duas difíceis contagens de montanha, que serviram para fracionar muito o grupo. Os ataques eram constantes, com Alexey Lutsenko a mostrar ser o ciclista mais ativo na subida de Cari. Passadas estas duas escaladas, ainda não havia fuga e o pelotão já não podia ser designado desse nome, tinha pouco mais de 30 ciclistas.
97 quilómetros para o fim e, finalmente, luz verde para a formação da fuga, composta por apenas 5 ciclistas. Nans Peters, Einer Rubio, Stephen Williams, Alexey Lutsenko e Johannes Staune-Mittet saltaram para a frente de corrida. Já com pouco para correr, a fuga nunca teve mais de 2 minutos de vantagem para o pelotão liderado pela UAE Team Emirates. Com bastante rapidez, o pelotão chegou ao sopé da subida final e, foi logo nas primeiras rampas que a fuga foi apanhado, onde Rubio foi o derradeiro resistente.
Mudanças no pelotão, INEOS Grenadiers no comando, e Matthew Riccitello e Matteo Badilatti ainda tentaram a sua sorte mas sem sucesso. 6 quilómetros para o fim e voltava a UAE Team Emirates. Num já muito reduzido grupo, era João Almeida quem impunha um ritmo mais forte que fez descolar nomes como Mattias Skjelmose e Cian Uijtdebroeks. O português estava num dia muito forte, os quilómetros iam passando e quando Adam Yates atacou apenas estavam 5 ciclistas na frente: Almeida, Yates, Bernal, Riccitello e Mas.
1700 metros para trás e a aceleração do britânico tinha resposta de Bernal e Mas. Pouco depois, Yates voltava a acelerar e Bernal cedia e, a 1000 metros, novo acelerar para ficar sozinho na frente. O camisola amarela da Volta a Suíça estava em solitário e pedalou para a vitória em etapa, com João Almeida a fazer uma recuperação enorme na parte final, terminando em 2º a apenas 5 segundos. Bernal foi 3º a 16, Riccitello 4º a 18 e Mas já chegou a 22. Na geral, Yates é mais líder, agora com 35 segundos de vantagem para João Almeida e 1:11 para Bernal.