João Almeida escreveu hoje mais uma página na sua carreira, na sua história e na história do ciclismo português. O jovem de 23 anos, que no próximo ano se vai mudar para a UAE Team Emirates, conquistou a Volta a Polónia, a sua primeira prova por etapas do World Tour. Foi a primeira corrida por etapas do World Tour conquistada por um português desde Rui Costa em 2017, está quebrado um jejum de mais de 4 anos.




O triunfo estava praticamente na mão depois do contra-relógio de ontem. Bastava evitar os perigos nesta etapa final plana, com final em Cracóvia, e foi isso que aconteceu. João Almeida ganhou 2 etapas pelo caminho e terminou com 20 segundos de vantagem sobre Matej Mohoric e 27 sobre Michal Kwiatkowski.

Os sprinters estavam a esfregar as mãos ao ver o percurso, mas saíram desiludidos com o desfecho. Uma fuga acabou por sobreviver neste última dia, uma escapada que tinha Julius van den Berg, Alexis Renard, Gianni Moscon, Pieter Vanspeybrouck e Matteo Jorgenson e que nunca teve mais de 2 minutos de vantagem, tudo parecia controlado por parte das formações dos sprinters, a UAE Team Emirates, a Bahrain-Victorious e a Deceuninck-Quick Step.




No entanto, era apenas uma ilusão de óptica, o quarteto da frente, já sem o ciclista da Wanty, colaborou muito bem e a parte final técnica já dentro da cidade prejudicou a perseguição. Os fugitivos discutiram a vitória com o pelotão a ver e nesse cenário o mais forte foi o holandês Julius van den Berg, da EF Education First, superando Alexis Renard e Matteo Jorgenson. Foi a primeira vitória no World Tour para o holandês, com o grupo principal a chegar a 4 segundos, comandado por Alvaro Hodeg.

By admin