João Almeida tem apenas 22 anos, no entanto, após uma temporada de 2020 de sonho, onde se destacam os 15 dias de maglia rosa e o 4º lugar final do Giro, o ciclista português começa a despertar interesse em diversas equipas do World Tour. De recordar que o português assinou no final de 2019 um contrato válido de duas temporadas com a Deceuninck-QuickStep, pelo que ainda tem mais um ano de contrato com a formação belga.
Uma das formações do World Tour interessada nos serviços do ciclista português é a UAE Team Emirates, formação que conta com 3 corredores nacionais nas suas fileiras, o campeão nacional Rui Costa e os gémeos Ivo e Rui Oliveira.
Quem revelou tal interesse foi o próprio empresário do ciclista natural das Caldas da Rainha, o luso João Correia. Em declarações ao jornal A Bola, o português refere que “Existe o interesse da UAE Team Emirates e de outras equipas do World Tour, mas o certo é que o João tem mais um ano de contrato com a Deceuninck-QuickStep.”
Do mesmo modo, João Correia dá a entender que nenhuma proposta formal chegou à sua agência, a CORSO Sport, e a João Almeida, tendo sido tudo abordagens informais, uma vez que afirma ” O principal diretor da equipa, Joxean Matxin, conhece bem as capacidades do João, mas uma coisa é conhecer e gostar, outra é avançar com propostas.”, concluído que “fala-se muito mas sem existirem propostas concretas tudo não passa de meras suposições.”
Mesmo que tudo isto não passe de especulação, uma coisa é certa, o estatuto de João Almeida é, neste momento, outro e muitas equipas já olham para o português com outros olhos, pretendendo contar com ele. De referir que uma mudança antes do fim do contrato obrigaria a que todas as partes envolvidas chegassem a um acordo, que teria de ser validado pela UCI. Um dos casos mais recentes envolveu, precisamente, as equipas da Deceuninck-QuickStep e da UAE Team Emirates, quando Fernando Gaviria trocou a equipa belga pela formação árabe.