Dia de muitas novidades na UAE Team Emirates! Para além de Tadej Pogacar, também os restantes líderes desvendaram o seu calendário para a temporada de 2024 e, um deles, foi João Almeida. O antigo campeão nacional de estrada tinha como grande objetivo estrear-se no Tour de France e isso deixará de ser um sonho para ser uma realidade. Pela primeira vez na carreira desde que se tornou profissional, o ciclista das Caldas da Rainha irá estar na Grande Boucle.´
Na prova francesa, o português será um dos 4 líderes da UAE Team Emirates! Sim, leu bem, 4 líderes. Para além de João Almeida, também partem com ambições Tadej Pogacar, Adam Yates e Juan Ayuso. Ao que tudo indica, e segundo a equipa árabe, a acompanhar este quarteto de luxo entre 29 de junho e 21 de julho estarão Nils Politt, Pavel Sivakov, Marc Soler e Tim Wellens.
Voltando ao calendário de João Almeida, este irá sofrer bastantes alterações face ao habitual, já que a ausência do Giro d’Itália permite que corra mais durante a primeira metade do ano e se foque noutras competições. A estreia em 2024 acontecerá em Portugal, mais concretamente a 10 de fevereiro, na 2ª edição da Figueira Champions Classic. A estadia em território nacional prolonga-se mais uma semana, para nova participação na Volta ao Algarve. Segue-se uma viagem até França para correr o Paris-Nice, entre 3 e 10 de março.
Ainda em março, entre 18 e 24, João Almeida estará presente na Volta a Catalunha, a última prova antes de uma paragem e que antecede a participação nas três clássicas das Ardenas: Amstel Golde Race (14 de abril), Flèche Wallonne (17 de abril) e Liège-Bastogne-Liège (21 de abril). Nova pausa no calendário, acreditamos para um estágio em altitude e preparação para o Tour de France. Os últimos ajustes em competição para a Grande Volta francesa serão feitos na Volta a Suíça, prova que decorre entre 9 e 16 de junho. A partir daqui, o calendário ainda não está definido, com o português a ter em aberto a possibilidade de estar na Vuelta que, recordamos, começa em Portugal. João Almeida deve, com toda a certeza, ser um dos selecionados para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.