Dia final dos Campeonatos Nacionais em Mogadouro, com os elites masculinos a saírem para a estrada bem perto do meio dia. Início muito rápido, com diversas tentativas de fuga com Tiago Machado a ser o ciclista mais combativo desta fase da corrida, andando em solitário mais de 60 quilómetros e, numa segunda fase, já na companhia de Gaspar Gonçalves.
O trabalho das equipas da Glassdrive/Q8/Anicolor e Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados permitiu anular esta perigosa fuga e, com estes dois fugitivos apanhados, saltaram para a frente de corrida José Neves e Ivo Oliveira. Esta nova fuga colaborava bem entre si, entrando com cerca de 1:15 de vantagem para o pelotão nos derradeiros 50 quilómetros.
César Fonte tentou a sua sorte e fazer a ponte para a frente, chegou a estar muito perto mas o pelotão não abrandou e, a menos de 30 quilómetros do fim, já não havia escapada. Os ataques foram-se sucedendo, existiram pequenas fugas mas foi já dentro da volta final ao circuito de Mogadouro que se formou uma grande escapada com 12 ciclistas, sendo eles Amaro Antunes, João Rodrigues, Jóni Brandão, Venceslau Fernandes, Miguel Salgueiro, Tiago Antunes, Fábio Costa, Daniel Freitas, Gonçalo Amado, Gonçalo Carvalho, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.
Parecia que este grupo poderia discutir o triunfo, chegou a ter 30 segundos de vantagem a 10 quilómetros do fim, mas o pelotão não desistiu e apanhou os fugitivos. Fuga apanhada e fuga lançada, desta vez com Fábio Costa, Tiago Antunes, Rui Oliveira e João Almeida. O duo da UAE Team Emirates aproveitou a superioridade numérica para se distanciar de Costa e Antunes e, já com mais de 40 segundos de vantagem, e perto do quilómetro final, João Almeida isolou-se.
O português de 23 anos isolou-se na frente e pedalou para o título nacional de elites, sendo o novo campeão nacional de fundo! A 52 segundos, discutiram-se os restantes lugares do pódio com Tiago Antunes a ser 2º e Fábio Costa 3º. O pelotão chegou a 56 segundos, liderado por João Matias, em 5º.
Results powered by FirstCycling.com
Foto: FPC