Primeiro dia de alguma importância na classificação geral da Volta a Polónia, com uma dura chegada a Przemysl a poder marcar as primeiras diferenças na geral. Nikita Stalnov, Sebastian Langeveld, Taco van der Hoorn, Gabriel Cullaigh e Patryk Stosz formara, durante muitos quilómetros a fuga do dia, sendo que a 88 quilómetros da chegada receberam a companhia de Ryan Mullen, Manuele Boaro e Lukas Postlberger.
Diferenças sempre muito curtas para o pelotão controlado pela Bahrain-Victorious até à parte mais sinuosa do dia, que apareceu a 40 quilómetros do fim e que viu a INEOS Grenadiers assumir o comando do pelotão. As curtas mas duras subidas partiram a fuga, com Postlberger a ficar sozinho na frente, mas durante pouco tempo, uma vez que na segunda subida, a 25 quilómetros do fim, era alcançado e deixado para trás por Biniam Ghirmay.
O eritreu esteve pouco tempo na frente de corrida, sendo apanhado a 17 quilómetros do fim pelo pelotão agora comandado pela UAE Team Emirates. À entrada da subida final, a 1700 metros da chegada, Matej Mohoric acelerou, esticando ainda mais o grupo.
A 1400 metros do fim, João Almeida lançava-se na frente, com um ataque muito forte! O português ganhou logo uma vantagem importante, Einer Rubio esteve muito perto de fazer a ponte, mas foi Diego Ulissi que conseguiu chegar ao ciclista da Deceuninck-QuickStep a 400 metros do fim. Os dois começaram a entreolhar-se e discutiram a etapa ao sprint, com o português a ser mais rápido e a conquistar a 1ª vitória da carreira no World Tour! João Almeida é, também o novo líder da Volta a Polónia.
Mais quel final encore sur cette deuxième étape #TDP2021@JooAlmeida98 a vraiment fait le show…et a eu chaud mais ça passe pic.twitter.com/3iSyGOqN5J
— catourneovale (@catourneovale) August 10, 2021