Última etapa da Vuelta a Burgos, dia de todas as decisões com a chegada a Lagunas de Neila a marcar o duelo final entre os homens da classificação geral. Início muito rápido e com diversos ataques de nomes muito perigosos, incluindo Gino Mader e Fausto Masnada mas sempre com o pelotão a não dar liberdade a estas ofensivas. Foi só com mais de 70 quilómetros percorridos é que o pelotão deu descanso à fuga e Jetse Bol, Marco Frigo e Carlos Canal conseguiram fugir ao grande grupo.
Astana, INEOS Grenadiers e EF Education foram dividindo as despesas na perseguição de corrida, nunca deixaram o trio ganhar muito vantagem mas, mesmo assim, Canal ainda entrou com 1:25 no início de Lagunas de Neila. Durante a subida, Canal foi ultrapassado por Frigo mas a vitória vinha do pelotão, com o italiano a ser apanhado a 7 quilómetros do alto.
Juan Pedro Lopez lançou o primeiro ataque entre os favoritos, Chris Harper passou rapidamente pelo espanhol mas a sua aventura terminou a 2600 metros do fim. Fuga apanhada e fuga lançada, com Miguel Angel Lopez a lançar-se para a frente. A INEOS impôs um ritmo impressionante, Carlos Rodriguez desfez por completo o grupo dos favoritos, apanhou Lopez e, à entrada do quilómetro final, apenas Sivakov e Lopez estavam com o campeão espanhol.
Ao seu ritmo, João Almeida foi passando adversários e conseguiu juntar-se à frente a pouco mais de 700 metros do fim. A vitória estava na frente, Rodriguez fez a preparação e João Almeida tentou surpreender. O campeão nacional atacou forte, apenas Lopez o conseguiu seguir. Sempre na frente, Almeida não deu hipóteses ao colombiano e, com uma aceleração muito forte, venceu no topo de Lagunas de Neila! Lopez foi 2º e Sivakov 3º a 7 segundos. Ruben Guerreiro foi 6º a 28 segundos.
Pavel Sivakov leva de vencida a geral da Vuelta a Burgos, com 35 segundos de vantagem para João Almeida e Miguel Angel Lopez, 2º e 3º respetivamente. Ruben Guerreiro acaba em 6º e vence a classificação por pontos.
https://twitter.com/SenalDeportes/status/1555922954805993474