Jornada diabólica para fechar esta Volta ao País Basco e João Almeida tinha a tarefa árdua de, em conjunto com a sua equipa, UAE Team Emirates, segurar a liderança desta importante prova do calendário internacional. Inicio muito movimentado como seria de esperar e após 20 quilómetros de muitos ataques destacou-se um grupo de 15 unidades com Axel Laurance, Bauke Mollema, Finlay Pickering, Sergio Samitier, Bruno Armirail, Callum Scotson, Daniel Martinez, Pablo Castrillo, Gregor Muhlberger, Ben Healy, Jordan Jegat, Guillermo Martinez, Romain Gregoire, Txomin Juaristi e Sepp Kuss, aos quais se juntaram Warren Barguil e Ion Izagirre. A UAE colocou-se a trabalhar de imediato e a fuga sofreu algumas alterações, Laurance e Castrillo ficaram para trás, Armirail atacou e andou alguns quilómetros fugido a somar pontos para a classificação da montanha.

Foi na subida de Izua que a corrida se começou a decidir com contornos mais concretos, Ben Healy voltou a mostrar que está endiabrado e fugiu do resto da fuga montanha acima, enquanto a UAE dizimava o pelotão. Florian Lipowitz teve problemas mecânicos e nunca mais conseguiu voltar ao grupo principal e perto do alto até João Almeida acelerou, levando com ele apenas Enric Mas. Ben Healy chegou ao topo com 50 segundos sobre João Almeida, Enric Mas e Jordan Jegat, vindo da fuga, Marc Soler vinha um pouco mais atrás e ligeiramente distantes vinha um grupo perseguidor comandado pela Lidl-Trek.




Thibau Nys levou Skjelmose, Soler e Isaac del Toro à companhia de João Almeida, Enric Mas e Jordan Jegat e formou-se um grupo de 7 na estrada, a cerca de 30 segundos de Ben Healy depois da descida. O irlandês foi alcançado pelo grupo do camisola amarela na subida, um grupo que perderia Nys e Soler, e depois na descida também Skjelmose ficou para trás, vítima de queda devido à estrada molhada. Numa colina Isaac del Toro e Jordan Jegat perderam o contacto, o mexicano ainda reentrou, mas o francês não, sendo que na variante de Eibar Enric Mas acelerou e apenas João Almeida o conseguiu seguir.

O ciclista português foi frio na abordagem ao final, sabia que Enric Mas queria subir na classificação geral e deixou o espanhol trabalhar mais e depois ultrapassou-o no final em empedrado, lançou o sprint de longe e o ciclista da Movistar nem conseguiu sair da roda e apenas assistiu à 2ª vitória em etapa do vencedor da Volta ao País Bssco, João Almeida! Ben Healy fechou o pódio da etapa, foi novamente um dos protagonistas e um combativo Alex Aranburu chegou adiantado face ao grupo perseguidor. O esforço de Enric Mas valeu-lhe a subida o 2º lugar da classificação geral, mas a 1:52 de um João Almeida que foi o grande dominador desta semana.

 

By admin