João Almeida e Rui Oliveira foram os portugueses presentes à partida da 4ª prova do Challenge Mallorca, no caso o duro Trofeo Serra de Tramuntana. Foi mais um dia muito duro em estradas espanholas, não só pela orografia, mas também pelo clima bastante agreste (chuva e temperaturas a rondar os 5º graus), o que obrigou a organização a alterar o traçado. Como já é habitual nestas corridas, por norma bastante abertas, os ataques choveram nos primeiros quilómetros, com Eenkhoorn, Trentin e Cavagna em destaque.

O pelotão entrou compacto na primeira passagem pelo Coll de Femenies onde reinou a anarquia, destacou-se um grupo com mais de 20 unidades onde estavam João Almeida ou Julian Alaphilippe, por exemplo. A descida mostrou ciclistas espalhados por várias centenas de metros, entre os que mais arriscavam e os mais cautelosos, quando a situação acalmou um pouco restavam cerca de 50 unidades na frente da corrida. Remi Cavagna tentou a sua sorte a cerca de 50 kms da meta e o combativo francês chegou a ter mais de 1 minuto, o que obrigou a Intermarche-Wanty a reagir para alcançar o ciclista da Quick-Step nas primeiras rampas da última subida.

 




A última subida, com muita chuva e até neve à mistura, fez uma fina selecção e após muitos ataques ficou um grupo de 14 unidades na frente, que viria a ser mais seleccionado pelas circunstâncias da corrida. Bagioli furou, Uijtedebrooks e Eiking preferiram não arriscar na descida e o grupo passou a ser constituído por Hugh Carthy, João Almeida, Brandon McNulty, Kobe Goossens, Lilian Calmejane, Harry Sweeny, Lennart van Eetvelt, Ilan van Wilder e Alessandro Tonelli e Martinelli.

A 5 quilómetros da meta a vitória estava claramente neste grupo e apesar de ter os mesmos elementos da UAE Team Emirates, a Intermarché-Wanty começou a jogar com os números, primeiro atacou Calmejane e já nos 3 kms finais foi Goossens a lançar a ofensiva. Sem grande organização e força de perseguição o belga foi ganhando metros atrás de metros para assinar a dobradinha neste Challenge Mallorca, ele que já tinha ganho ontem.



O pódio foi completamente belga, com van Wilder a ser 2º e van Eetvelt a ser 3º, o ciclista da Lotto é outra das notas positivas destes primeiros dias de temporada europeia. João Almeida foi 9º.

By admin