Último dia de Volta a Suíça com uma crono-escalada em Villars-sur-Ollon, subida essa que já tinha sido ultrapassada na etapa de ontem. Tudo para decidir na classificação geral, num duelo entre Adam Yates e João Almeida! O helvético Elia Blum foi o primeiro a partir, sendo que foi preciso esperar muito pelo primeiro tempo interessante. Foi Damiano Caruso com 35:16, um registo que melhorava o tempo de Stephen Williams em 41 segundos. Estes eram os primeiros tempos abaixo dos 36 minutos de esforço.
Lenny Martinez fez um grande contra-relógio e, com 34:19, fazia o novo melhor tempo e por larga margem! Os ciclistas da classificação geral foram chegando e ninguém se conseguia aproximar do tempo do pequeno francês, algo que viria a mudar até à chegada de Tom Pidcock que retirava escassos 4 segundos, colocando-se no primeiro lugar provisório. Enric Mas ficava a 56 segundos e logo de seguida chegava Matthew Riccitello, com novo melhor tempo, 34:01.
Não durou muito o melhor registo do norte-americano, com Mattias Skjlemose a registar 33:44. Faltavam apenas 3 ciclistas, Egan Bernal não melhor, ficando a 1:10. João Almeida era o próximo, o português deu tudo na estrada, fez uma parte final voadora, terminando com 20 segundos de vantagem, depois de estar a perder tempo nos restantes intermédios. Adam Yates era o último, a calculadora estava nas mãos, ficando a 8 segundos e no 2º lugar da etapa.
Contas finais, João Almeida vencia a etapa mas não conseguia triunfar na geral. Vitória final para Adam Yates, com João Almeida a ficar em 2º a 23 segundos e Mattias Skjelmose a completar o pódio.