A etapa final da Volta ao Algarve 2021 arrancou a grande velocidade, com muitos ataques e contra-ataques, muitos queriam estar na fuga e esta só se formou com mais de 15 quilómetros percorridos. 13 ciclistas estavam na frente, com destaque para Sam Bennett, Pascal Ackermann e os portugueses Luís Fernandes e Pedro Pinto.
Mesmo sem corredores a perigar a geral de Ethan Hayter, a INEOS Grenadiers colocou-se ao trabalho, numa corrida que começou a animar a 15 quilómetros do fim, na subida para Alte. Se na frente Mauro Finetto seguia em solitário, no pelotão foi Kasper Asgreen a atacar. A formação britânica respondeu prontamente ao dinamarquês, mas este continuou a impor o ritmo na frente do pelotão durante toda a subida.
O italiano da DELKO foi apanhado a 7 quilómetros do fim, levando a um ataque do seu companheiro Alessandro Fedelli. No pelotão, e depois da presença na fuga, eram Michael Morkov e Sam Bennett quem trabalhavam. Muito paciente, a W52-FC Porto apareceu em força a 4500 metros do fim, com 5 ciclistas na frente.
Fedelli ainda entrou na frente no Malhão mas foi sol de pouca dura. A W52-FC Porto entrou à morte, Asgreen respondeu com um aumentar de ritmo levando consigo Delio Fernandez. João Rodrigues juntou-se a estes pouco depois, deixando-os, inclusive para trás. À entrada do quilómetro final, Amaro Antunes e Elie Gesbert faziam companhia a João Rodrigues.
Depois de um fantástico trabalho, João Rodrigues estava por sua conta, impôs o ritmo até ao final e mesmo assim conseguiu responder ao ataque de Elie Gesbert. O francês colocou-se na frente a 150 metros do fim, aguentou a pressão do português e conquistava o Alto do Malhão. João Rodrigues era 2º e a partir daqui o tempo começava a contar. Joni Brandão foi 3º a 9 segundos, Jonathan Lastra 4º a 11 e Amaro Antunes 5º a 15 segundos, num grande domínio da W52-FC Porto.
Com tudo isto, Ethan Hayter ainda não tinha chegado, fê-lo a 21 segundos e perdia a classificação geral da Volta ao Algarve para João Rodrigues! Primeira vitória portuguesa na “Algarvia” desde 2006! João Rodrigues foi acompanhado no pódio final por Ethan Hayter e Kasper Asgreen.