Depois do GP Jornal de Notícias, o pelotão nacional tinha, este sábado, uma última prova para terminar a temporada velocipédica. GP Mortágia, prova de homenagem a Pedro Silva, iria colocar o ponto final na época, uma prova com 144 quilómetros. Um dia bastante complicado que ficou marcado por uma fuga que viria a ser decisiva, já que foi a partir dessa movimentação que se iria definir o vencedor da competição. Joaquim Silva, Tiago Antunes, Luís Mendonça, Luís Gomes, Gonçalo Carvalho e Afonso Eulálio formaram a fuga do dia, a quem mais tarde se juntava Miguel Salgueiro.
7 ciclistas na frente, as principais equipas representadas, ou seja, todos os fatores necessários para a fuga ter sucesso. E assim foi. Joaquim Silva e Afonso Eulálio atacaram antes da chegada, isolaram-se da restante fuga e discutiram o triunfo entre si. Na chegada, em Mortágua, Joaquim Silva foi o mais rápido, conquistando a vitória. Eulálio foi 2º e, a 12 segundos Miguel Salgueiro venceu o sprint, completando o pódio.
Nas classificações secundárias, Joaquim Silva também venceu a montanha e o seu companheiro de equipa Tiago Antunes venceu as metas volantes e os sprints. Afonso Eulálio foi o melhor jovem e Diogo Gonçalves foi o mais forte das equipas de clube. A Efapel Cycling venceu coletivamente.
Results powered by FirstCycling.com
Foto: FPC