Os nossos leitores decidiram e elegeram Jonas Vingegaard como o ciclista revelação de 2021. Num total de 250 votos (obrigado pela participação), o dinamarquês da Jumbo-Visma recebeu 159 votos, contra os 38 de Ethan Hayter e 26 de Gino Mader, numa vitória que não ofereceu qualquer contestação.

Um ciclista relativamente desconhecido até ao começo de 2021, apenas tinha ganho uma etapa na Volta a Polónia de 2019, o jovem de 24 anos começou a dar nas vistas logo no UAE Tour, quando venceu a chegada a Jebel Jais. Poucos esperavam uma exibição destas do dinamarquês que, a partir deste momento, ficou no radar dos adeptos da modalidade.



Seguiu-se na vitória na geral da Settimana Internazionale Coppi e Bartali (onde venceu duas etapas) e o 2º lugar na Volta ao País Basco (apenas atrás do seu líder Primoz Roglic). As expectativas eram muitas e Vingegaard partiu como braço direito de Roglic para o Tour, no entanto as quedas que voltaram a atormentar o esloveno lançaram o escandinavo para outros voos.

Passando despercebido, numa primeira fase, Vingegaard foi estando sempre entre os melhores e, com o abandono de Roglic, ficou o líder indiscutível da equipa. Viria a terminar o Tour de France em 2º, depois de boas exibições na alta montanha, com destaque para a subida ao Mont Ventoux, onde fez descolar Tadej Pogacar, futuro vencedor da prova e que até àquele dia parecia imbatível.



A Jumbo-Visma apressou-se a segurar a sua nova pérola e Jonas Vingegaard já renovou contrato até ao final de 2024. Numa entrevista aos meios locais da Dinamarca, este já afirmou que quererá estar, novamente, presente no Tour de France e na discussão da corrida. Veremos qual será a estratégia da sua equipa pois Primoz Roglic continua a ser a grande figura. É certo é que Vingegaard deverá ter outro papel em 2021, ou seja, ser líder indiscutível em diversas provas de uma semana e, talvez, até clássicas, já que é um ciclista bastante explosivo.

By admin