Mais um dia da Volta ao País Basco e mais uma etapa mais dura, esta com um final num típico murito espanhol, a primeira grande oportunidade para se fazerem diferenças na classificação geral. Jornada com fuga franco-germânica, constituída por Remi Cavagna, Nicolas Prodhomme, Pierre Latour, Thibault Guernalec, Georg Zimmermann e Simon Geschke, um grupo bastante forte pelo que o pelotão, maioritariamente comandado pela Jumbo-Visma, nunca deu grande liberdade ao mesmo.
A 25 quilómetros do fim, depois de já passadas algumas dificuldades, a fuga chegava ao seu fim e iniciavam-se os ataques no pelotão. Laurens Huys, Bauke Mollema e Esteban Chaves ganharam uma pequena vantagem, durante algum tempo estiveram juntos, mas a 15 quilómetros da chegada, já numa fase onde os muros eram uma constante, o campeão colombiano seguia sozinho na liderança da corrida. O pequeno ciclista da EF Education teve como vantagem máxima os 20 segundos e isso permitiu a James Knox e Juan Pedro Lopes fazerem a ponte para a frente de corrida, a apenas 5 quilómetros.
Este trio passou na frente o sprint intermédio, conseguindo as bonificações, enquanto no grupo dos favoritos a Movistar, através de Nelson Oliveira, aliava-se à Jumbo-Visma na perseguição. Knox mostrava ser o mais forte desta nova fuga e, na aproximação à subida final, destacou-se da restante fuga, entrando com 5 segundos de vantagem para o pelotão. A dureza fez-se logo sentir, as rampas eram brutais e isso foi fatal para as aspirações dos 3 fugitivos, com Lopez ser o derradeiro fugitivo a ser apanhado.
Grupo compacto a apenas 500 metros da chegada, fruto do grande trabalho de Atilla Valter. Quando o campeão húngaro saiu da frente, apareceu Jonas Vinegaard e o dinamarquês, apenas a ritmo, deixou os seus rivais para trás e, com um final espetacular, conquistou o triunfo em Villabona. Em recuperação, Mikel Landa foi 2º, à frente de Enric Mas, ambos a 2 segundos. Izagirre e Gadu fecharam o top-5, a já 8 segundos. Ruben Guerreiro 16º a 20 segundos. Com este triunfo, Vinegaard é o novo líder da Volta ao País Basco, com 5 segundos de vantagem para Landa e 16 para Gaudu.