Primeira etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho, com partida em Ventosa e com a tradicional “saída à portuguesa”, sempre a alta velocidade, sendo preciso esperar mais de 30 quilómetros pela formação da fuga do dia. Jacobus Jooste, Márcio Barbosa, Angel Madrazo, Luís Fernandes, André Ramalho, Maurício Moreira e António Ferreira foram os fugitivos do dia, lutando pelas diversas metas volantes e prémios de montanha.
Caja Rural e Efapel Cycling foram comandando o pelotão, nunca deram mais de 3 minutos de vantagem e, quando a escapada estava já perto de ser apanhado, juntaram-se à frente, a menos de 30 quilómetros da chegada, Pedro Silva, Joel Nicolau e Asier Etxeberria. Com reforços, a fuga deu muito trabalho ao pelotão, sendo apanhada já na aproximação a Sobral de Monte Agraço.
O final em ligeira subida proporcionou ataques e isso fez com que o pelotão ficasse fracionado. Na frente destacaram-se Jonathan Lastra, Fernando Barceló e Frederico Figueiredo, e o duo da Caja Rural conseguiu sair a sorrir, com Lastra a ficar com o triunfo no sprint final. A 4 segundos chegou Afonso Eulálio e o pelotão chegou a 6 segundos, liderado por Xavier Cañellas.
Tiago Antunes foi 8º e mantém a liderança do Troféu Joaquim Agostinho, agora com apenas 5 segundos de vantagem para Lastra e 7 para Daniel Freitas.
Foto: FPC