A etapa mais plana da edição deste Giro começou com um triplo ataque italiano que valeu logo a formação da fuga. Manuele Tarozzi e Alessandro Tonelli, ambos da VF Group – Bardiani CSF – Faizanè, tinham a companhia de Andrea Pietrobon, da Team Polti Kometa, na frente de corrida e foram estes três ciclistas que andaram largos quilómetros escapados. Lidl – Trek, Alpecin – Deceuninck e Soudal QuickStep trabalhavam no pelotão e impediam que a vantagem foi considerável, apesar do perigo ser reduzido pois eram apenas três ciclistas.
O trio estava controlado no entanto a aventura vinha a terminar ainda longe do fim, a 53 quilómetros da meta, devido a … bordures. O pelotão passava por uma zona exposta, ciclistas menos atentos e cortes no pelotão. Jonathan Milan e Domenico Pozzovivo foram os principais nomes a ficarem cortados, o que obrigou tanto Lidl-Trek como Bardiani a trabalho extra. Depois de muitos quilómetros de perseguição, os grupos voltavam a unir-se e, com 38 quilómetros por percorrer, voltava a calma ao grupo. 30 quilómetros para o fim e nova fuga, novamente com a Bardiani a estar na frente, desta vez com Martin Marcellusi na companhia do belga Dries de Pooter.
O mais forte desta fuga viria a ser De Pooter mas o pelotão nunca deu muita margem e, a 8800 metros do fim, o grupo já estava, novamente, compacto. A grande velocidade, o pelotão dirigiu-se para o final, com a INEOS Grenadiers a comandar nos quilómetros de aproximação à meta. Numa chegada muito técnica, a Lidl-Trek guardou-se para os últimos 2000 metros e fez um trabalho perfeito. Jasper Stuyven primeiro, Edward Theuns depois e Simone Consonni já na reta da meta para o lançamento de Jonathan Milan que ainda contou com a “ajuda” de Fernando Gaviria.
O colombiano lançou o sprint a mais de 350 metros do fim, Milan tomou-lhe a roda e, quando quis saltou para a frente para conquistar mais uma vitória, a terceira no Giro. Stanislaw Aniolkowski foi um surpreendente 2º e Phil Bauhaus completou o pódio, num final para esquecer para Tim Merlier e Kaden Groves. Tadej Pogacar teve um dia tranquilo, sem mudanças na classificação geral.