O fim de semana abriu com uma surpresa no mercado nacional! José Mendes é o mais recente reforço da W52/FC Porto para a nova temporada, isto depois de ter representado o Sporting/Tavira em 2019 e quando parecia que iria permanecer na estrutura algarvia para a nova época.
Aos 34 anos, o trepador português é o atual campeão nacional de estrada, título conquistado em Melgaço, no passado mês de Junho, tendo sido o 2º título nacional da carreira, depois de ter conquistado o título em 2016, na cidade de Braga. Um ano que não correu de feição após 7 temporadas no estrangeiro, divididas por CCC Polsat, Bora-Hansgrohe e Burgos-BH, onde conseguiu bons resultados nomeadamente na equipa alemã, onde foi 5º no Criterium International e 6º no Giro del Trentino em 2015 e 6º na Volta a Noruega 2016.
Nos seus tempos áureos, um trepador muito competente, que se defendia no contra-relógio, sendo que na W52/FC Porto deverá ter um papel diferente, sendo um apoio fundamental aos seus líderes nas principais provas, não só devido à sua qualidade mas também devido à sua experiência que transmite para os companheiros.
Para finalizar, uma curiosidade interessante em relação à carreira de José Mendes. Passou pelo Benfica em 2008, Sporting/Tavira em 2019 e estará na W52/FC Porto em 2020, ou seja, irá vestir o equipamento das três principais equipas de futebol em Portugal.
Um reforço há muito falado era Amaro Antunes e finalmente chegou a confirmação. Após duas temporadas na CCC Team, o português de 28 anos está de regresso à equipa onde esteve em 2017 e onde conseguiu os melhores resultados da sua carreira. Tem tudo para ser uma das grandes figuras da equipa para as provas por etapas, como aconteceu na época já referida.
Nesse ano de 2017 foi 5º na Volta ao Algarve, tendo ganho no Alto do Malhão, ganhou a Clássica da Arrábida e o Troféu Joaquim Agostinho, onde triunfou no Alto do Montejunto, e foi 2º na geral da Volta a Portugal, triunfando na classificação da montanha e numa etapa. A sua estadia na equipa polaca, nos anos de 2018 e 2019, foi positiva, tendo ganho o Tour of Malopolska, para além de ter sido 2º no Giro dell’Appennino e 8º na Volta ao Algarve deste ano. Estreou-se, ainda, em Grandes Voltas, no Giro d’Itália deste ano, onde conseguiu um pódio em etapa.
Foto: Miguel Pereira/Global Imagens