Etapa final do Troféu Joaquim Agostinho, com tudo para decidir na chegada ao Alto do Montejunto. Mais um começo de tirada feito a todo o gás, com muitos ataques até se que formasse a fuga do dia. No total, foram 14 corredores na frente, entre os quais Tiago Machado, Jorge Magalhães, Luís Fernandes, Fábio Costa, João Matias, Gonçalo Leaça, Gustavo César Veloso e César Martingil.



Com Tiago Machado a menos de 1 minuto e meio da liderança da classificação geral, a fuga nunca teve larga vantagem para o pelotão onde a Efapel tinha a ajuda da ProTouch. A menos de 50 quilómetros do fim, o pelotão teve novas cores na frente, com a W52-FC Porto a assumir as despesas, impondo um ritmo mais alto.

O mais resistente da longa fuga foi Txomin Juaristi. O basco da Euskaltel-Euskadi atacou vezes sem conta, tendo sido alcançado no início da ascensão para o Avenal. Nesta subida muito dura o pelotão partiu-se por completo, com Jokin Murgualday, Frederico Figueiredo e José Neves a isolarem-se dos restantes. Este trio entrou na frente na subida do Montejunto e foi nas duras rampas da escalada final que tudo se decidiu.



Murgualday cedeu já dentro dos 2 quilómetros finais e, sem se conseguirem destacar, Figueiredo e Neves discutiram entre si a vitória no Alto do Montejunto. No sprint final, o mais forte foi o campeão nacional José Neves. Frederico Figueiredo foi 2º, suficiente para defender a camisola amarela. Jokin Murgualday foi 3º a 21 segundos, com Joan Bou a 58 segundos e Tiago Antunes a 1:15 a completarem o top-5.

2ª vitória consecutiva de Frederico Figueiredo no Troféu Joaquim Agostinho! Este ano o corredor da Efapel é acompanhado no pódio por José Neves e Jokin Murgualday. Nas classificações secundárias, Joan Bou venceu a montanha, Frederico Figueiredo os pontos, João Matias as metas volantes e Murgualday a juventude.

Foto: FPC

By admin