Foi hoje para a estrada o Grande Prémio “O Jogo”, uma prova com 3 etapas disputadas em 2 dias e que contou com a presença de todas as equipas Continentais portuguesas, todas com bastante ritmo na ressaca da Volta ao Algarve. A 1ª etapa decorreu na manhã deste Sábado e havia 77,5 kms para cumprir, com partida e chegada em Castro Daire. O clima foi terrível e endureceu ainda mais uma jornada que por si só já era bem complicada.
Logo na primeira subida do dia, a dura montanha da Faifa, José Neves atacou e destacou-se face ao restante grupo. O ciclista da W52-FC Porto já tinha mostrado excelentes pernas ao ajudar João Rodrigues a vencer a Volta ao Algarve. Não obstante faltarem cerca de 55 kms e da perseguição das equipas rivais, ninguém conseguiria alcançar o alentejano, nem mesmo a Efapel, com Rafael Reis e André Domingues a darem tudo pelo seu líder.
José Neves cruzou a linha de meta em Castro Daire com 18 segundos de vantagem sobre Luís Mendonça e 29 segundos sobre Joaquim Silva. Joni Brandão foi 4º, com a W52-FC Porto a conseguir colocar 4 ciclistas no top 10, visto que Ricardo Vilela e João Rodrigues foram 9º e 10º. A equipa do Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel também teve 3 ciclistas no 1º grupo, ao serem 6º, 8º e 12º. A atestar a dureza da jornada, apenas 12 corredores terminaram no mesmo minuto do vencedor. Houve 9 abandonos e ciclistas que chegaram a mais de 33 minutos. A luta entre as equipas de clube tinha o domínio da Sicasal, com 4 elementos entre os 6 primeiros dessa categoria.
Da parte da tarde São Pedro do Sul recebeu a partida e a chegada da 2ª etapa. Novamente com terreno ondulado e ritmo muito forte houve nova vitória de um ciclista isolado. Gustavo Veloso chegou com 26 segundos de vantagem face a um duo composto por Jesus del Pino e Tiago Machado, 2º e 3º, respectivamente. O pelotão chegou a 1:47, liderado por Luís Mendonça, que recuperou 6 segundos para José Neves.
Desta forma, José Neves manteve a liderança, mas também agora 12 segundos sobre Luís Mendonça, a maior ameaça amanhã. Dos que chegaram isolados Tiago Machado era o que mais próximo da liderança estava e aproveitou para subir ao top 15. Entre as equipas de clube, Tiago Leal assinou uma bela exibição, aguentou o ritmo dos melhores, e lidera de forma destacada esta classificação.
Vieira do Minho acolhe a partida e a chegada da etapa de amanhã, serão 138,2 kms no total. O Feirense lidera na juventude, com Afonso Eulálio, e nas metas autarquias, com Bruno Silva.
Foto: W52-FC Porto
Link para as classificações: clicar aqui