A última etapa plana deste Giro começou cheia de polémica. Devido à enorme extensão da mesma e o facto da chuva que se iria fazer durante o dia, várias equipas recusavam-se a partir, com Lotto Soudal e AG2R La Mondiale a estarem entre estas. Formações como a INEOS Grenadiers e a Bora-Hansgrohe queriam ir para a estrada e fazer os 258 quilómetros no entanto ou estavam todas a favor ou era necessário encontrar outra solução. A solução de recurso foi fazer mais de 100 kms dentro dos carros e autocarros da equipa, com a etapa a começar, oficialmente, à falta de 124,5 quilómetros para o final. Quem não ficou nada satisfeito com tudo isto foi o organizador do Giro, Mauro Vegni que disse “que alguém iria pagar por esta situação”.



Dado o tiro de partida oficial, uma numerosa escapada de 14 ciclistas saiu do pelotão, sendo eles Iljo Keisse, Alex Dowsett, Simon Clarke, Lachlan Morton, Simon Pellaud, Marco Mathis, Nathan Haas, Giovanni Carboni, Albert Torres, Victor Campenaerts, Josef Cerny, Sander Armeé, Jacopo Mosca e Etienne van Empel. Com tantos ciclistas na frente, a Bora-Hansgrohe meteu-se logo ao trabalho, nunca dando mais de 1 minuto à fuga.
Vendo que sozinha não conseguirá reduzir a diferença, a equipa alemã desistiu a 56 quilómetros do fim, entregando a vitória em etapa à fuga do dia e, ao mesmo tempo, a maglia ciclamino, a Arnaud Demare. Sabendo de tudo isto, a fuga começou a desorganizar-se a 30 quilómetros do fim, com um ataque de Campenaerts. Seguiram-se Morton e Cerny com este último a ser o único a conseguir abrir alguma vantagem.




O checo da CCC entrou com 30 segundos nos 20 quilómetros finais, vantagem essa que foi mantendo com o passar dos quilómetros. Atrás, o grupo perseguidor ia-se reduzindo, ao contrário da diferença para Cerny. Este entrou com 20 segundos no quilómetro final, vantagem mais que suficiente para conseguir a vitória mais importante da sua carreira! Victor Campenaerts era 2º a 18 segundos, com Jacopo Mosca a ganhar o sprint pelo 3º lugar, a 26 segundos. O pelotão chegou, tranquilamente, a mais de 11 minutos, com Wilco Kelderman a manter a liderança do Giro.

By admin