Na ressacada das clássicas, o Tour de Romandie 2023 iniciou-se com um prólogo em Port-Valais. Vindo de vencer a prova de Madison da Taça do Mundo em Milton, Canadá, Ivo Oliveira marcou o primeir tempo de referência, terminando os 6800 metros em 7:34. O tempo do ciclista português permaneceu no 1º lugar até chegar Nico Denz, 5 segundos mais rápido.

Outro português, Nelson Oliveira, também realizou um bom registo, 7:35, mas foi preciso esperar pela chegada de Josef Cerny para um novo ciclista ocupar o primeiro lugar provisório. O checo da Soudal Quick-Step fez 7:25, a uma média superior a 55 kms/h, registando um tempo que já se adivinhava difícil de superar naquele momento. Ainda faltavam grandes nomes, como o campeão do Mundo Tobias Foss.



O norueguês e Remi Cavagna estiveram muito mas muito perto, ambos terminaram a 1 segundo, causando grandes calafrios a Cerny, no entanto a vitória do ciclista checo não foi mais ameaçada. Ethan Hayter, outro dos grandes favoritos, desiludiu, terminando apenas em 6º, a 5 segundos. Contas feitas, vitória para Cerny, a primeira do ano para o atleta da Soudal Quick-Step.

By admin