O ciclismo na Europa não para e esta pode ser a semana de início das clássicas, no entanto as provas por etapas não ficam esquecidas. Em Espanha, na Galiza, iniciou-se O Gran Camiño, prova que marca a estreia na temporada de Jonas Vingegaard, duplo campeão da Volta a França. Ainda antes do contra-relógio de abertura começar foram feitas alterações. Devido aos fortes ventos, os tempos de hoje não contariam para a classificação geral e, para evitar quedas, os ciclistas iriam fazer o seu esforço individual em bicicletas normais.



14,8 quilómetros de luta para uns, 14,8 quilómetros em ritmo de treino para outros. Wilco Kelderman foi quem marcou o primeiro grande tempo de referência, o neerlandês parou o relógio em 18:23, permanecendo bastante tempo no hot seat. Nomes como Michal Kwiatkowski e Ethan Hayter já tinham chegado e estado na frente, mas por pouco tempo. A dar tudo na estrada, Xabier Mikel Azparren conseguiu surpreender e passar para a liderança por apenas 4 segundos, só que o basco não teve muito tempo para festejar. Em menos de 1 minuto, tivemos novos melhores registos, primeiro Darren Rafferty com 19:03 e depois Joshua Tarling com 18:21. O campeão da Europa voou pelas ruas de Corunha e, mesmo com uma bicicleta de estrada, pulverizou a concorrência conseguindo uma média de 48,348 kms/h.

Os homens da classificação geral não tomaram riscos e terminaram todos distantes dos primeiros lugares, com Jonas Vingegaard a terminar em 45º a 2:26. Ruben Guerreiro foi o melhor ciclista português, em 20º a 1:42. O melhor ciclista das equipas nacionais foi Rafael Reis, da Sabgal/Anicolor, a 1:52.

By admin