Começaram no dia de hoje os Campeoantos de Europa de ciclismo de estrada, em Emmen, nos Países Baixos, com a disputa das provas de contra-relógio. Todas as categorias tiveram as suas provas hoje. Nos juniores, Albert Withen Philipsen foi o mais forte nos homens e Federica Venturelli nas senhoras, nos sub-23, venceram Alec Segaert e Zoe Bäckstedt. Portugal teve representação nas provas de sub-23, com António Morgado a ser 20º, Gonçalo Tavares 29º e Daniela Campos 16º nas respetivas provas. Seguiram-se as elites femininas, com Marlen Reusser a conquistar o 3º título consecutivo, sendo acompanhada no pódio por Anna Henderson e Christina Schweinberger.



Por fim, foi tempo para os elites masculinos. Num percurso de praticamente 30 quilómetros, Joshua Tarling confirmou o favoritismo. Com apenas 19 anos, e depois do 3º lugar nos Mundiais de Glasgow, o britânico conquistou o título europeu de elites, seguindo as pisadas de Remco Evenepoel (também venceu o título aos 19 anos). O gigante britânico liderou em todos os pontos intermédios e, no final, venceu com um tempo de 31:30, o único ciclista abaixo dos 32 minutos. A defender o título conquistado o ano passado, Stefan Bisseger foi 2º, a 42 segundos, numa prestação onde foi de menos a mais. A 43 segundos, Wout van Aert completou o pódio, colecionando mais uma medalha em eventos importantes.

A luta pela prata parecia estar entre Stefan Kung e Wout van Aert, menos de um segundo separava ambos no 2º ponto intermédio, só que o helvético caiu já dentro do quilómetro final. Queda bastante grave, que fez Kung chegar todo ensanguentado e com … o capacete partido. Nelson Oliveira confirmou o bom momento de forma e terminou em 6º, a 1:15. Ivo Oliveira, o outro representante nacional, foi 18º a 1:50.

By admin