Foto: UVP-FPC

Terminou, no dia de ontem, a 4ª edição da Volta a Portugal Feminina. Pela primeira vez desde que foi criada, a competição nacional integrou o calendário UCI, sendo da categoria 2.2, o que fez com que estivessem presentes 7 equipas Continentais. Com um total de 5 etapas, a ciclista que mais se destacou na contagem de vitórias foi a neozelandês Michaela Drummond. A corredora da Arkéa-B&B Hotels venceu as etapas 1 e 3, que tiveram chegadas a Águeda e Pombal. Se o primeiro dia foi totalmente plano, o mesmo não se pode dizer da 3ª etapa onde uma queda provocou cortes no pelotão.



Esses cortes levaram à mudança de líder que, após a 2ª etapa era a canadiana Mara Roldan. A jovem ciclista da Cynisca viria a ficar cortada e Francesca Hall, 2ª em Sever do Vouga passava a ser a nova camisola amarela. Póvoa de Santa Iria iria acolher o final da 4ª etapa, numa chegada num pequeno topo, perfeita para as corredoras mais explosivas. India Grangier foi a mais forte, superando a compatriota Titia Ryo. Este foi o dia onde se fizeram maiores diferenças, com um grupo importante a chegar a 49 segundos, grupo esse onde estava a campeã nacional Daniela Campos e a líder Francesca Hall. Com estas diferenças, Grangier era a nova líder, partindo para o contra-relógio final com 7 segundos de vantagem para Ryo, 27 para Hall e 38 para Daniela Campos.

Tudo para decidir nas ruas de Lisboa, num curto contra-relógio de 12 quilómetros. Triunfo para a vice-campeã europeia junior Stina Kagevi, a atleta de 18 anos da Team Coop-Repsol completou o percurso em 16:09. Daniela Campos foi 2ª, a 10 segundos, e Sigrid Ytterhus Haugset 3ª a 11. Na geral, a Team Coop-Repsol também saiu a ganhar, com Grangier a aguentar a aproximação de Ryo, vencendo a Volta a Portugal por escassos 3 segundos. Daniela Campos ficava a 10, conseguindo subir ao pódio final,ela que terminou todas as etapas no top-10. A melhor ciclista das equipas nacionais foi Ana Caramelo, da Matos Mobility, em 13º.



Nas restantes classificações, India Grangier juntou a classificação da montanha à geral, Michaela Drummond venceu a classificação por pontos e Titia Ryo foi a melhor jovem. Por equipas triunfou a Team Coop-Repsol, que colocou 3 ciclistas no top-10 final.

By admin