O terceiro dia de Volta a Catalunha trazia a primeira chegada em alto da prova, num local já bastante conhecido por todos, na estância de La Molina. Bruno Armirail, Lorenzo Germani, Alex Molenaar e Mats Wenzel foram os fugitivos do dia, um grupo que se manteve unido até ao Coll de la Creueta onde, com naturalidade, Armirail se destacou dos restantes. UAE Team Emirates e Lotto mostraram-se como as equipas mais empenhas na perseguição e endurecimento da corrida ao longo de todo o dia. Armirail deu muita luta, só que a subida final fez-se longa demais para o francês que foi apanhado a cerca de 9 quilómetros do fim.
A UAE Team Emirates estava numa missão, impôs um ritmo muito elevado e ninguém se conseguia destacar apenas das tentativas de Sepp Kuss e Ben O’Connor. A 7 quilómetros do fim, George Bennett atacava, Lorenzo Fortunato e Marc Soler foram no seu encalce e estes dois últimos conseguiram manter-se na frente, recebendo a companhia de Sepp Kuss mais à frente. Este trio ainda sonhou com a vitória, a descida que antecedia o último quilómetro fez alargar a vantagem só que o trabalho da EF Education eliminou a vantagem nos últimos 700 metros.
Soler foi apanhado e ainda teve energia para fazer o lançamento do sprint para Juan Ayuso. O espanhol foi o primeiro a atacar, Primoz Roglic o único a seguir na roda e o esloveno ainda se colocou na frente, só que na penúltima curva o espanhol voltou a passar para a frente e, apesar do forcing final de Roglic, conseguiu assegurar o triunfo em La Molina. Mikel Landa chegou a 2 segundos e um grande grupo a 4 segundos, numa chegada em alto que não provocou grandes difenças. Juan Ayuso é, também, o novo líder da Volta a Catalunha.