Hoje iniciou-se mais uma edição da Vuelta a Burgos, prova que serve de preparação final para a Vuelta a Espanha para muitos ciclistas, incluindo o vencedor do Giro 2023 Primoz Roglic, regressado à competição após a vitória na Grande Volta italiana. A abrir, uma etapa relativamente tranquila, perfeita para os poucos sprinters presentes em solo espanhol. Angel Fuentes, Josu Etxeberria, Xabier Berasategi, Mattia Bais e Jose Maria Garcia tetanram a sua sorte a partir da fuga do dia, só que no pelotão, a UAE Team Emirates mostrava interesse em perseguir já que tinha Juan Sebastian Molano como grande favorito.

Seu apanágio, Mattia Bais deu muita luta ao pelotão, isolou-se a 23 quilómetros do fim e foi apanhado a 12. O sprint parecia inevitável, no entanto outro corredor muito combativo, de nome Lennard Kamna tentou a sua sorte. O alemão da BORA-hansgrohe deu bastante luta, sendo apanhado a apenas 3000 metros do fim. Agora sim, tudo preparado para uma chegada ao sprint na cidade de Burgos.



Num sprint algo desorganizado e sem que nenhum comboio conseguisse dominar, o mais forte acabou por ser Juan Sebastian Molano. O colombiano aproveitou a roda de Manuel Peñalver, que abriu o sprint de muito longe, para passar no momento certo e pedalar para a vitória na 1ª etapa da Vuelta a Burgos. Ivan Garcia Cortina foi 2º e Edoardo Affini 3º. Iuri Leitão, regresado à estrada depois do título mundial no Omnium esteve na luta pelo triunfo, terminando em 5º.

By admin