Um pouco antes das 11 horas saiu para a estrada mais uma edição da Volta ao Alentejo. Muita luta pela presença na frente, até que Callum Ormiston, Cesar Paredes e Raul Ribeiro tiveram liberdade por parte do pelotão. Mais tarde, Patrick Videira viria a juntar-se e, ainda depois, foi a vez de Henrique Casimiro chegar à frente e formar o quinteto da escapada que marcou o dia.
A Kern Pharma assumiu as despesas de perseguição quando a vantagem atingiu os 3 minutos, não permitindo que a fuga ganhasse muito mais tempo. Na única subida do dia, Paredes e Ormiston ficaram para trás, numa contagem ganha por Patrick Videira, que lhe permitiu a subida ao pódio como rei dos trepadores.
A fuga estava condenada e, a 25 quilómetros da chegada tinha o seu término. Até ao final, em Beja, não existiram ataques e tudo se decidiu ao sprint, como era expectável. O mais forte acabou por ser Juan José Lobato, um veterano nestas andanças! O sprinter espanhol da Euskaltel-Euskadi bateu Iuri Leitão, o melhor português do dia, e David Gonzalez.
Com este triunfo, o basco é o primeiro camisola amarela da Volta ao Alentejo. Está é a primeira vitória de Lobato desde finais de setembro de 2018, numa altura em que ainda estava no World Tour. No top 10, destaque para o 6° lugar de Fábio Costa e o 10° de Daniel Freitas.
Foto: Volta a Portugal