Primeira etapa em linha da Volta ao País Basco, numa longa maratona de mais de 200 quilómetros. O percurso apresentava algumas dificuldades no entanto, se havia etapa que os poucos homens rápidos poderiam discutir era esta. Bem cedo constitui-se uma fuga 100% espanhola, com Julen Amezqueta, Ibon Ruiz, Ibai Azurmendi e Ander Okamika.



Numa primeira fase, apenas a Jumbo-Visma controlou no pelotão, com a Quick-Step a ajudar a formação neerlandesa pouco depois. Aos poucos, esta aliança foi reduzindo a diferença para o quarteto espanhol que, no início da subida para Aguilar Gaina, era de pouco mais de 1 minuto. O ritmo no pelotão baixou na subida e a fuga foi sonhando, uma vez que chegou ao topo com 2 minutos, com pouco mais de 20 quilómetros para o fim.

A vantagem mantinha-se nos 2 minutos, a fuga começou a sonhar e, sem a colaboração de todos, Ibon Ruiz atacava a 13 quilómetros da chegada. O pelotão apenas acordou nos derradeiros 10 quilómetros, com Caja Rural, Jumbo-Visma e Quick-Step a chegarem-se à frente.



Com o pelotão a rolar a grande velocidade a incerteza manteve-se, Ibon Ruiz sonhava com o triunfo, mas a entrada de Remco Evenepoel ao trabalho na parte final foi fatal para o espanhol que foi apanhado a apenas 500 metros do fim. Na roda de Evenepoel vinha Julian Alaphilippe que, a menos de 200 metros, arrancou para a vitória, a 1ª do ano! Fabien Doubey foi 2º e Quinten Hermans 3º. Primoz Roglic chegou entre os primeiros e mantém a liderança da Volta ao País Basco.

By admin