Começaram os preparativos para o Tour de Flandres, que está “mesmo aí ao virar da esquina”, corrida importante para todos os classicómanos. A E3 Saxo Bank, corrida em Harelbeke, costuma ser um bom presságio para o que se segue no calendário deste ano, e com tantos nomes importantes, a corrida prometia.



Os ataques começaram a surgir desde o arranque inicial, com várias tentativas, mas o ritmo no pelotão não dava tréguas durante os primeiros 60 quilómetros. Passado pouco tempo, saía um grupo de sete corredores, que viria a formar a fuga do dia: Brent Van Moer, Ryan Mullen, Lukas Postlberger, Jelle Wallays, Daniel Oss, Mathijs Paasschens e Lasse Norman Hansen. Atrás de si, seguiam dois ciclistas, o austríaco Tobias Bayer e o belga Sander de Pestel.



A 75 km do fim, a situação de corrida era muito diferente, pois Wout Van Aert lançava-se ao ataque, levando consigo os seus colegas Benoot e Laporte, seguidos por Stefan Kung, Matej Mohoric (recém vencedor da Milano-Sanremo), Kasper Asgreen e Jasper Stuyven. Este grupo depressa alcançou a fuga, com a Ineos Grenadiers preocupada no pelotão e a puxar na tentativa de apanhar estes nomes importantes.

O trabalho da equipa britânica estava feito, e Jhonatan Narváez e Dylan Van Baarle juntavam-se aos seus rivais na frente, trazendo também Florian Sénéchal, Mike Teunissen, Valentin Madouas, Michael Gogl, Anthony Turgis, Biniam Girmay e Rasmus Tiller. Este grupo de 16 elementos seguia com mais de um minuto de vantagem para o que restava do pelotão.

Wout Van Aert desferia um novo ataque, agora, no Paterberg, seguido apenas pelo seu colega de equipa Christophe Laporte. Ninguém respondeu, e eram perseguidos pelos outros candidatos, já sem Florian Sénéchal, que teve um furo, e sem Anthony Turgis, Rasmus Tiller, Mike Teunissen, Michael Gogl e Jasper Stuyven, todos sofreram com as mexidas na frente.

 



O duo seguiu confortável até à meta, terminando lado a lado, quase foi preciso photo-finish, mas a vitória caiu para o campeão nacional belga de estrada. Laporte ficaria em segundo lugar, confirmando a dobradinha dos de amarelo e preto. O grupo perseguidor chegou um pouco depois, com Stefan Kung a distanciar-se na parte final, concluindo no terceiro posto. Benoot fecharia em oitavo lugar e eram três Jumbo-Visma nos dez primeiros! Wout Van Aert mostra-se em grande forma, tal como toda a sua equipa, arrebatando o seu primeiro triunfo nesta prova e sucede assim a Kasper Asgreen. O dinamarquês da Quick-Step Alpha Vinyl não foi além do 10.º lugar no dia de hoje.



By admin