Depois da Course de la Paix, os juniores portugueses continuaram no estrangeiro para 2 fins-de-semana de competição internacional em França e os sinais para o futuro voltaram a ser muito animadores.

Numa corrida por equipas, o Clube Ciclismo da Bairrada alinhou no Tour de Gironde, sem a grande figura de proa, António Morgado, que estava adoentado. Os comandados de Henrique Queiroz foram à luta com Miguel Batista, Daniel Lima, Rúben Rodrigues, Tiago Belchior, Gonçalo Tavares e Francisco Cordeiro. Na manhã de Sábado, dia 14, decorreu um contra-relógio plano de 9,5 kms, com Gonçalo Tavares a fazer 9º e Rúben Rodrigues 10º, a 47 e 48 segundos, respectivamente, do vencedor Joshua Tarling.




Na parte da tarde houve uma jornada ondulada de 81 kms, onde Gonçalo Tavares integrou o grupo de 21 elementos que chegou junto, subiu a 3º da geral e ainda ficou com a camisola da montanha. No Domingo houve 119 kms disputados a alta velocidade, chegou uma fuga de 3 elementos e o balanço foi agridoce para a equipa portuguesa. Por um lado, Daniel Lima foi 4º na etapa, o melhor do pelotão e Gonçalo Tavares levou para casa a classificação da montanha, por outro lado, uma queda impediu que Tavares ficasse no top 5 da geral (se chegasse no pelotão seria ultrapassado por 2 dos elementos da fuga). O melhor representante da Bairrada na geral foi, assim, Rúben Rodrigues, no 17º posto e colectivamente a última etapa viu a formação nacional cair do 2º para o 4º lugar.

Este fim-de-semana foi a vez da Selecção Nacional competir em terras gaulesas, em mais uma prova da Taça das Nações, o Trophee Centre Morbihan, uma corrida que conta no palmarés com nomes como Mathieu van der Poel ou Remco Evenepoel. Os escolhidos de José Poeira foram António Morgado, Gonçalo Tavares, Tiago Santos, Rúben Rodrigues, Daniel Lima e Rafael Barbas.

A 1ª etapa no Sábado antecedia a decisiva jornada dupla, e com 115 kms foi feita a mais de 43 km/h de média. A vitória foi para o belga Vlad van Mechelen, com Daniel Lima no 7º posto e Morgado e Tavares no grupo principal. Mais uma vez foi um contra-relógio individual matinal a decidir uma corrida de juniores e voltou a sair o britânico Joshua Tarling por cima, com António Morgado a ser o melhor português no 8º lugar.




De tarde houve lugar a um percurso bastante ondulado que deixou muitos ciclistas em dificuldades. Ganhou isolado o gaulês Ronan Augé, diante de um reduzido grupo de 13 unidades onde vinha António Morgado, com Daniel Lima logo a seguir, finalizando em 16º a 34 segundos. Desta forma, António Morgado ficou no 2º lugar da classificação geral, apenas superado por Jens Verbrugghe, por 7 segundos. É normal que este apelido não seja desconhecido dos fãs de ciclismo, este jovem belga é filho de Rik Verbrugghe, também ele ciclista profissional. Gonçalo Tavares foi 23º, Daniel Lima 38º, Rúben Rodrigues 58º, Tiago Santos 63º e Rafael Barbas não terminou a prova. Portugal foi 4º colectivamente.

 

By admin