Nova etapa em solo italiano e com 10 quilómetros percorridos já tínhamos a fuga do dia formada. 11 ciclistas na frente, entre os quais o português Nelson Oliveira. O ciclista da Movistar tinha a companhia de Quentin Pacher, Axel Laurance, Hugo Houle, Kevin Vauquelin, Cristian Rodriguez, Mike Teunissen, Bram Welten, Harold Tejada, Jordan Jegat e o líder da montanha Jonas Abrahamsen. Sem nenhum perigo para a liderança de Romain Bardet, a Team dsm-fiermenich controlou a fuga à distância, permitindo mais de 10 minutos de vantagem.
Quando nada o fazia prever, a cerca de 50 quilómetros do fim, a Lotto-Dstny pegou na corrida, aumentando bastante a velocidade do pelotão. Na frente a união manteve-se até às subidas a San Luca, onde os inevitáveis ataques apareceram, com Laurance a ser o primeiro a tentar. Nelson Oliveira tentou fugir entra as duas subidas e levou consigo Vauquelin e Abrahamsen. Este trio conseguiu cerca de meio minuto e entrou na frente na subida final.
Nas primeiras rampas, o jovem francês decidiu atacar, não esperou e, nunca mais ninguém o viu de perto, só mesmo à distância. Vauquelin tinha 40 segundos de vantagem para Abrahamsen, vantagem mais que suficiente para aguentar na frente nos quilóemtros finais em descida e plano. No final, em Bolonha, triunfo para o ciclista da Arkea, Abrahamsen a 36 segundos e Pacher a ser 3° a 49. Nelson Oliveira foi 6°, a 50 segundos, depois de apanhado pelo grupo que discutiu o 3º posto.
Entre os favoritos, e depois da Visma-Lease a Bike ter endurecido a corrida, as movimentações de destaque aconteceram na última subida a San Luca. Ataque de Tadej Pogacar, com resposta pronta de Jonas Vingegaard. Os dois abriram os espaços considerável mas até ao final ainda viriam a ter a companhia de Carapaz e Evenepoel, junção feita a menos de 200 metros do fim! Estes quatro jogaram juntos, ainda apanharam um fugitivo, terminando a 2:21 da frente.
21 segundos depois, chegavam os restantes favoritos, entre os quais Romain Bardet e João Almeida. Com estas diferenças, Bardet perdia a liderança do Tour, com Pogacar, Vingegaard, Carapaz e Evenepoel a estarem empatados. A amarela fica na posse de Pogacar.