Dia de loucos no Criterium du Dauphine! Com a não partida de Primoz Roglic a etapa começou a toda a velocidade, com o pelotão a desfazer-se logo nos primeiros quilómetros. O ritmo diabólico fez com que o virtual líder Thibaut Pinot chegasse a andar em fuga com nomes como Mikel Landa, Tadej Pogacar e Romain Bardet.
Uma fuga que foi apanhada após Cofidis, Arkea-Samsic e EF Pro Cycling perseguirem no pelotão pois os seus líderes não estavam na frente. No Col de Romme um grupo de 23 ciclistas manteve-se unido, no entanto no Col de la Colombière Pavel Sivakov e Julian Alaphilippe lançaram-se ao ataque.
O duo foi ganhando alguma vantagem, nunca mais de 1:30, para o grupo dos favoritos, onde deixou de estar Mikel Landa que, devido a cãibras ficava para trás, ingressando num grupo onde estava Richie Porte. No grupo perseguidor era Wout van Aert quem rebocava o grupo.
A corrida voltou a explodir no Cote de Domancy, com um ataque de Tadej Pogacar, que levou consigo Miguel Angel Lopez. Daniel Martinez e Sepp Kuss também saiam e deixaram Thibaut Pinot sem resposta. O francês quebrava e não conseguia seguir os seus rivais. Rapidamente estes 4 se juntavam a Alaphilippe e Sivakov, que tinha caído pouco antes.
O Cote de Cordon teve várias mexidas no grupo da frente, apesar de todas as movimentações, somente Julian Alaphilippe ficava definitivamente para trás. Os restantes 5 elementos mantinham-se juntos em direção à subida final, onde foi Sepp Kuss quem conseguiu distanciar-se de todos.
O norte-americano mostrou que o trabalho feito para Primoz Roglic nos outros dias não foi um acaso, mostrando estar em grande forma. Daniel Martinez lutou com tudo o que tinha para aguentar a aproximação dos restantes, terminando em 2º, a 27 segundos. Pogacar foi 3º a 30. Dumoulin e Kamna saíram do grupo de Pinot para acabar a 51 segundos, com o francês a terminar a 1:02, 2 segundos à frene de Guillaume Martin.
No final, reviravolta na classificação geral com triunfo colombiano de Daniel Martinez! O colombiano da EF Pro Cycling venceu o Criterium du Dauphine com 29 segundos de vantagem para Pinot e 41 para Martin.