A Taça do Mundo de Ciclocrosse regressou depois de um pequeno iterregno de uma semana sem provas. Maasmechelen era a paragem de hoje, um percurso sem grandes subidas mas com muita lama, devido à chuva que caiu na região belga. A areia também estava presente, fazendo um percurso globalmente muito técnico. Sem grandes dificuldades, ninguém se conseguia destacar, foi a quilometragem a fazer a seleção no grupo da frente.
A meio da corrida, depois da quarta volta, o grupo da frente ainda era numeroso, já com Eli Iserbyt e Thibau Nys a estarem muito bem colocados. Na quinta volta, Lars van der Haar distanciou-se da concorrência, foi apanhado por Iserbyt e Nys mas, depois de um erro de Iserbyt, o campeão neerlandês voltava a distanciar-se. Teve que ser o belga a perseguir e, na volta seguinte, voltava a cair. A corrida partia-se, com Nys e Laurens Sweeck a ficarem sozinhos na perseguição a Van der Haar.
Sweeck furava, Nys ficava sozinho na perseguição ao seu companheiro de equipa e, com a diferença a rondar os 10 segundos a vitória era, ainda incerta. Iserbyt voltava à roda de Nys e, na última volta, Van der Haar voltava a acelerar. O ciclista da Baloise Trek Lions geriu na perfeição, forçou novamente o ritmo e ninguém o conseguiu apanhar, aumentando a sua vantagem até ao final. 21 segundos foi a diferença, Van der Haar vencia pela primeira vez este ano na Taça do Mundo, com Iserbyt a ser 2º. Sweeck recuperou e foi 3º, a 27 segundos.
Uma queda já na parte final retirou Thibau Nys da luta. O belga estava na luta pelo pódio e acabou apenas em 7º, um rude golpe na luta pela Taça do Mundo. Nas contas da geral, Van der Haar é o novo líder, com 61 pontos, Iserbyt tem menos 1 e Nys menos 2.
No lado feminino, a campeã do Mundo Fem van Empel voltou a não dar hipóteses e somou novo triunfo na temporada e na Taça do Mundo. A jovem neerlandesa venceu isolada, com 1:28 de vantagem para Ceylin del Carmen Alvarado e 1:42 para Aniek van Alphen. Diferenças brutais que a ciclista da Jumbo-Visma conseguiu fazer. As duas vitórias na Taça do Mundo dão uma liderança clara a Van Empel, com 80 pontos contra os 55 de Alvarado.