Foi um pelotão de 95 ciclistas que esteve à partida em Viana do Castelo, uma jornada complicada, ainda para mais com vento e chuva. Isso não evitou alguns ataques na fase inicial, vários grupos estiveram escapados mas viria a ser o pelotão a discutir a primeira meta volante do dia, onde Rafael Lourenço estendeu a sua liderança na juventude e Joni Brandão encurtou a diferença para Rafael Reis.
Foi já perto da subida da Senhora da Assunção que se estabeleceu uma fuga mais sólida, com Hugo Nunes, Jesus Nanclares, Jacobus Jooste e Nuno Meireles. Paulo Silva chegou a integrar esse grupo mas ficou para trás na subida. Jesus Nanclares foi passando na frente das contagens de montanha enquanto o quarteto estendia a vantagem para 7:30 a 70 kms da meta, altura em que a Efapel também pegou na corrida, para além da equipa do líder, a W52-FC Porto.
Depois foi a equipa do vencedor de ontem, a Vito-Feirense-PNB a assumir a corrida e a 15 kms do final os fugitivos foram mesmo alcançados. Num final muito técnico o mais forte foi o 2º classificado da etapa anterior, o venezuelano Leangel Linares, da Kuota/Construciones Paulino, diante de Rafael Silva, com João Matias a ocupar o lugar mais baixo do pódio. Rafael Reis manteve a liderança da prova.