Dia de estreia da temporada velocipédica em Portugal, com a Prova de Abertura a marcar o começo da época, numa jornada marcada pela chuva intensa. António Ferreira e António Carvalho marcaram a primeira fuga do dia, numa corrida que se manteve inalterada até à subida para as Talhadas, onde os muitos ataques no pelotão levaram a formação de um novo grupo de fugitivos.



Um grupo inicial de 8 corredores dividiu-se depois da descida, deixando na dianteira o campeão nacional José Neves, Alvaro Trueba, Emanuel Duarte e César Fonte. No pelotão, várias equipas trabalharam para anular a fuga, conseguindo fazê-lo a 11 quilómetros do fim.

O ritmo continua bastante elevado, com o pelotão a circular em alta velocidade em direção a Águeda, onde tudo se decidiu ao sprint. Na primeira chegada rápida do ano, o mais forte foi Leangel Liñarez, venezuelano da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados. O sprinter de 24 anos superou o argentino Tomás Contté e o português César Martingil.



Com este triunfo, Liñarez é o primeiro líder da Taça de Portugal. Estreia perfeita de Gustavo Veloso nas suas novas funções de diretor desportivo da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinos. Nas classificações secundárias, José Neves venceu a montanha, sendo que António Carvalho e César Fonte venceram as metas particulares.

Foto: Vidinha de Barrete

By admin