Teve início hoje uma prova histórica do calendário nacional, na zona Norte do país irá decorrer até ao próximo fim-de-semana o Grande Prémio Jornal de Notícias. A organização volta a apostar num traçado variado, onde muitas vezes a cidade que acolhe a partida irá também receber a chegada da etapa e hoje foi o caso de Albergaria-a-Velha.
O primeiro dia teve um perfil acessível, apenas 2 contagens de 3ª categoria no menu e daí que o desfecho mais previsível fosse o de uma chegada ao sprint. Daniel Dias, João Silva, Pedro Crispim e Cristobal Ramirez tentaram alterar esse cenário formando uma fuga logo desde os primeiros quilómetros, que conseguiu absorver todos os pontos de interesse intermédios que havia. Ramirez foi o último resistente de uma escapada que chegou a ter quase 6 minutos, altura em que Efapel e ABTF Betão-Feirense se chegaram à frente e começaram paulatinamente a diminuir a distância.
Ainda houve algumas ofensivas nos 10 quilómetros finais, no entanto as pretensões de um sprint em pelotão compacto sobrepuseram-se e nesse cenário triunfou o venezuelano Leangel Linarez, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, que viu também João Matias fazer 3º. Entre os ciclistas da formação comandada por Gustavo Veloso ficou Tomas Contte, da Aviludo-Louletano, que continua o bom momento de forma após a vitória na Volta a Portugal. Graças às bonificações Linarez é também o primeiro líder da prova, com Daniel Dias, em virtude das bonificações conquistadas nas metas intermédias, no 2º posto. Contte é 3º e a fuga dividiu os prémios, Ramirez lidera a montanha, Pedro Crispim as metas volantes, João Silva a juventude e Daniel Dias os pontos quentes e sprints especiais.
Amanhã será a 2ª etapa, com partida e chegada a Vila Nova de Gaia.
Foto: Pedro Correia/JN