A montanha não para no Criterium du Dauphine e, hoje, dia para a etapa rainha da competição. Sem Egan Bernal à partida, a lista de favoritos ficou ainda mais reduzida com os abandonos de Emanuel Buchmann e Steven Kruijswijk, após uma queda na descida do Col de Plain Bois.



Nesta altura já havia fuga do dia, bem numerosa com Thomas De Gendt, Dylan Teuns, Luis Leon Sanchez, Dylan van Baarle, Matej Mohoric, Nicolas Edet, Lennard Kamna, David de la Cruz, Marc Soler, Jack Haig, Marc Hirschi, Michal Kwiatkowski, Kenny Elissonde, Fausto Masnada e Julian Alaphilippe. Muitos elementos perigosos e com bastantes possibilidades de puderem vencer no final do dia.

Numa primeira fase do dia, a Jumbo-Visma controlou, mantendo a diferença a rondar os 4 minutos no entanto uma queda de Primoz Roglic, que também envolveu Thibaut Pinot, fez com que a equipa holandesa saísse da frente. Os dois ciclistas conseguiram reentrar no grupo mas na subida de Monteé de Bissane a Bahrain-McLaren começou a endurecer a corrida, o que fez reduzir muito o grupo dos favoritos.



Na frente, esta categoria especial reduziu a fuga aos seus elementos mais fortes na montanha, sendo eles Alaphilippe, Masnada, Kamna, de la Cruz, Haig, Elissonde e Hirschi.O grupo dos favoritos estava reduzido a Dumoulin, Kuss, Roglic, Pinot, Landa, Lopez, Quintana, Martinez e Martin, passando a 1:27 da frente.

Na longa descida e fase de plano até à subida final, muitos ciclistas reentraram no grupo dos favoritos, o ritmo desacelerou o que fez com que a fuga voltasse a ganhar tempo, entrando com 2:30 nos derradeiros 7 quilómetros da subida final, altura em que atacava Kenny Elissonde.



O francês foi ultrapassado a 5 quilómetros da chegada por De la Cruz e Kamna, duo esse que também se partiu com o alemão da Bora-Hansgrohe a seguir em solitário. Kamna seguiu a um bom ritmo e nunca mais ninguém o apanhou, conquistando a sua primeira vitória enquanto ciclista profissional. David de la Cruz foi 2º a 41 segundos e Julian Alaphilippe fechou o pódio a 56. Os favoritos chegaram todos juntos a 3:01 liderados por Thibaut Pinot.

By admin