Após 4 etapas mais acessíveis, finalmente a jornada rainha da edição deste ano do Tour of Guangxi, com o final no topo da subida de Nongla. A EF Education mostrou-se muito interessada em estar na fuga do dia e conseguiu colocar Stefan Bissegger e Jonas Rutsch na frente, a quem se juntavam Koen Bouwman e Warre Vangheluwe. Grupo pequeno mas muito perigoso, o que obrigou o pelotão a trabalhos redobrados.



União de esforços entre Team dsm-firmenich, Lotto Dstny e Lidl-Trek e fuga apanhada nas primeiras rampas da subida final, com Bouwman a ser absorvido a cerca de 3 quilómetros do fim. O ritmo infernal da Lotto Dstny reduziu muito o pelotão e foi preciso esperar pelos últimos 1700 metros para a primeira ofensivo, por intermédio de Tim Wellens. Victor Lafay juntou-se ao belga, as diferenças eram curtas e o francês decidiu ir em solitário no quilómetro final.

Pouca distância parao final mas os últimos 1000 metros fizeram-se longos demais para Lafay. Detrás vinham Lennert van Eetvelt e Oscar Onley e este duo passou pelo francês da Decathlon AG2R nos últimos 150 metros. Na aceleração final, Van Eetvelt não deu hipóteses a Onley e, com autoridade, triunfou na etapa, com 2 segundos de vantagem para Onley. A 9 segundos, Alex Baudin ainda apanhou o seu colega de equipa Lafay. Pavel Sivakov completou o top-5 a já 11 segundos.



À falta de uma etapa, Lennert van Eetvelt é o novo líder do Tour of Guangxi, com 5 segundos de vantagem para Onley e 15 para Baudin. Tudo para decidir na etapa final que é feita num circuito em torno de Nanning.

By admin