A temporada de 2024 já vai em velocidade cruzeiro mas só hoje se deu o tiro de partida no calendário italiano, com o Trofeo Laigueglia. Clássica bastante difícil, com um circuito final com duas colinas, o Colla Micheri (1950 metros a 8,6%) e o Capo Mele (2000 metros a 3,4%), e a UAE Team Emirates a trazer uma grande equipa com Juan Ayuso e Marc Hirschi como líderes. Após alguns ataques, a fuga do dia formou-se com Alex Martin, Diego Bracalento, Ben Granger, Marco Palomba e Immanuel D’aniello no entanto nunca tiveram muita liberdade por parte do pelotão que, a 50 quilómetros do fim, já seguia compacto.
Os ciclistas entravam no circuito final com o pelotão a ser comandado por Groupama-FDJ e Intermarché-Wanty e a primeira passagem pelo Colla Micheri trouxe movimentações. A UAE Team Emirates aparecia pela primeira vez, com Rafal Majka a endurecer bastante a corrida. A subir não existiram ataques, ao contrário da descida, onde Lorenzo Rota tentou a sua sorte. O italiano andou uma volta escapado, até ser apanhado a 32 quilómetros do fim, na segunda passagem pela subida. A equipa árabe voltou a forçar o ritmo, o grupo ficou ainda mais curto mas voltou a ser a descer que se fizeram diferenças.
Andrea Vendrame, Jan Christen, Lenny Martinez, Darren Rafferty, Davide De Pretto, Alessandro Pinarello e Christian Scaroni destacaram-se e, em nova passagem por Colla Micheri, aumentaram para praticamente 30 segundos. Na frente, De Pretto, Pinarello e Vendrame cederam, apenas com o último a conseguir reentrar na descida. Atrás, e apesar de ter Christen na frente, a UAE Team Emirates trabalhava e conseguia estabilizar a diferença entre os dois grupos até à última volta do circuito.
A derradeira passagem pelo Colla Micheri foi diabólica, muitos ataques na frente, com Martinez a desferir o ataque certeiro mesmo no topo da subida. O francês iniciou a descida na frente, Christen estava a apenas uns metros mas, ao contrário do que se podia pensar, foi o pequeno ciclista a ganhar espaço, tanto a descer como no falso plano que se seguiu. Martinez abriu espaço, fez os últimos 10 quilómetros em solitário, e no final, celebrou o 2º triunfo da temporada. A 29 segundos, vinha o grupo perseguidor, com Christen já apanhado e Ayuso a aparecer do nada. Vendrame venceu o sprint pelo 2º posto, superando Ayuso e Scaroni.