Depois da prova de juniores masculinos, o menu de hoje dos Campeonatos da Europa trazia as provas de juniores e sub-23 femininas. Na primeira das provas Portugal tinha 3 representantes, Sofia Gomes, Beatriz Pereira e Mariana Líbano.
Com 66 quilómetros de extensão, a própria dureza do percurso foi fazendo a seleção do grupo. Os grandes ataques sugiram na penúltima volta e foi aí que a corrida se decidiu, com 5 atletas a destacarem-se e a formarem o grupo que, mais tarde viria a discutir o título europeu. A mais forte foi a alemã Linda Riedmann, que bateu ao sprint Eleonora Ciabocco e Eglantine Rayer. Sofia Gomes chegou a 1:17, pouco depois do pelotão, ou do que restava dele, num muito positivo 18º lugar. Em estreia em Europeus, a portuguesa confirmou a boa forma que trazia da Volta a Portugal. As outras duas ciclistas nacionais foram forçadas a abandonaram, após ter sido dobradas pelo pelotão.
Logo de seguida, foi a vez das sub-23 femininas, onde Portugal tinha como única representante Maria Martins. Ao contrário do que aconteceu na prova anterior, aqui os ataques foram constantes, com a seleção a ser muito maior, o que explica o número reduzido de ciclistas que finalizaram, apenas 31.
A França atacou muito durante toda a prova, com Lea Curnier, Marie Le Net e Jade Wiel a serem as mais ofensivas. Depois de muito ter tentado noutras passagem pela subida de Povo, Kata Blanka Vas conseguiu formar um pequeno grupo na última das passagens, saindo com Evita Muzic e Silvia Zanardi. No final, Zanardi usou a sua melhor e mais rápida ponta final para conquistar o título europeu. Vas foi 2° e Muzic 3°. Maria Martins abandonou após ter descolado na terceira de seis passagens pela subida.