Aos 28 anos o belga Lionel Taminiaux somou esta manhã (hora europeia) o primeiro triunfo no World Tour, o seu 4º da carreira. Foi na 1ª etapa do Tour of Guangxi e perante uma concorrência de sprinters bastante competitiva e equilibrada.  A jornada teve os belgas como protagonistas, primeiro logo na fuga do dia com o duo de Stan Dewulf e Rune Herregodts, que somaram 5 segundos de bonificação cada um. Nesta corrida, normalmente decidida ao segundo, os sprints intermédios têm uma importância acrescida, Robert Stannard e Jhonatan Narvaez retiraram 1 segundo ao seu tempo final da etapa.

De resto a tirada não teve grande história, Astana e Soudal foram as que mais trabalharam para apanhar a escapada, mais tarde UAE e Israel também deram uma mãozinha e Dewulf ainda sonhou, tinha 1:55 a 18 kms da meta, no entanto o grupo principal acelerou bastante e alcançou o belga da Decathlon-Ag2r já nos 3 kms finais. O sprint foi super confuso com o pelotão espalhado à largura da estrada com vários comboios em disputa, nisto tudo lucrou quem arriscou e lançou o sprint de longe, Taminiaux de um lado e Gijs van Hoecke do outro, com o ciclista da Lotto-Dsnty a superar o da Intermarche-Wanty por escassos centimetros, enquanto Juan Sebastian Molano, um dos favoritos à partida, ficou-se pelo 3º lugar.




Para se ter uma noção do quão surpreendente este resultado é, também o 2º classificado Gijs van Hoecke não é um puro sprinter, é um ciclista poderoso, de trabalho e que ainda não tem qualquer triunfo como profissional, Vernon foi 4º, Kanter 5º, Fretin 8º e o talentoso Luke Lamperti apenas 10º.

By admin