Sábado de ciclismo em Limburgo, com destaque para a prova de elites femininas dos Campeonatos da Europa. Do início até ao fim, controlo por parte dos Países Baixos, com a seleção neerlandesa a nunca permitir uma fuga com mais de 1 ciclista. Desta forma, as fugas estavam muito limitadas e, como seria de esperar, o título europeu decidiu-se ao sprint, em Hasselt. Apesar de controlo durante todo o dia, os Países Baixos falharam no momento decisivo.



A Itália apareceu, de forma perfeita, para lançar Elisa Balsamo, só que Lorena Wiebes continuava bem colocada. A ciclista de 25 anos não queria ficar fechada, arrancou para o sprint a 250 metros do fim e, com clara evidência, venceu a prova e voltou a conquistar o título europeu de estrada. Balsamo foi 2ª e Daria Pikulik completou o pódio. Segundo título europeu de estrada para Wiebes, depois de 2022.

Pela manhã, os juniores masculinos discutiram o título europeu da categoria, numa prova muito mais animada. No final, num sprint a 3, o triunfo sorriu a Felix Ørn-Kristoff, jovem norueguês que … é irmão de Alexander Kristoff. O espanhol Hector Alvarez e o francês Paul Seixas completaram o pódio da prova. Portugal esteve representado por 6 atletas, com Daniel Moreira a ser o melhor, em 58º a 5:12.

By admin