O italiano Lorenzo Milesi até foi dos primeiros a ir para a estrada nestes Mundiais sub-23 de contra-relógio, mas ninguém conseguiu bater o seu registo de 43 minutos para os 36,4 quilómetros de traçado para se sagrar Campeão do Mundo contra todas as expectativas. 7º no Europeu e 10º no Mundial em 2022, foi o suficiente para convencer os responsáveis da Team DSM para subir da equipa de desenvolvimento para a formação World Tour já em 2023. A adaptação não tem sido fácil e por isso mesmo não entrava para esta corrida como um dos favoritos, ainda assim tem melhorado desde Maio, foi 13º na Volta a Noruega, fez top 30 nos contra-relógios do Dauphine e da Volta a Polónia.
A gestão de esforço do jovem transalpino foi essencial para conquistar este título e só assim bateu o mega favorito Alec Segaert, da Bélgica, um corredor que foi vice-campeão do Mundo deste escalão no ano passado e que também já corre ocasionalmente com os elites na Lotto-Dstny, aliás, foi 2º nos Nacionais de elites na Bélgica. Segaert parecia encaminhado para o triunfo, começou com 10 segundos de vantagem para Milesi, essa diferença passou para 3 segundos no intermédio seguinte e para 3 segundos a favor do italiano no último intermédio. Na meta a vantagem de Milesi cifrou-se nos 11 segundos, uma margem ainda clara e que consumou a surpresa.
A luta pelo lugar mais baixo foi outro momento curioso, a jogar em casa, Josh Charlton parecia muito bem encaminhado, mas quebrou completamente na segunda metade da prova, foi Hamish McKenzie a ficar com a medalha de bronze, diante do espanhol Raul Garcia Pierna e do irlandês Darren Rafferty.
Portugal voltou a esta prova, a última vez que tinha marcado presença tinha sido em 2019, e logo com 2 sub-23 de primeiro ano, Gonçalo Tavares e António Morgado. Tavares foi o primeiro a ir para a estrada, começou em 51º e foi subindo lugares, 45º, 40º e terminou em 38º. António Morgado seguiu a mesma tendência, iniciou em 38º e terminou em 27º, provando que numa distância e num traçado destes a gestão de energia foi muito importante.