Não podia ter começado de pior forma a Volta a França para a Lotto Soudal. A equipa belga assumiu que tinha grandes responsabilidades na primeira etapa, uma vez que Caleb Ewan era um dos grandes candidatos à vitória, no entanto o sonho da camisola amarela começou a tornar-se um pesadelo a cerca de 85 quilómetros do final.



Caleb Ewan foi o primeiro a cair, ainda antes da segunda passagem pela meta. Chegou a estar praticamente a 7 minutos do pelotão no entanto reentrou para estar na luta pela chegada, algo onde não foi feliz, uma vez que foi apenas 19º. Do seu comboio somente Roger Kluge estava consigo pois todos os restantes elementos caíram. Jasper de Buyst foi o que teve consequências menos grave, o pior veio com John Degenkolb e Philippe Gilbert.

O alemão ficou envolvido na mesma queda de Caleb Ewan, ajudou o Pocket Rocket enquanto pôde e depois fez 65 quilómetros em solitário, à chuva. No final, chegava 2 minutos fora de controlo. Nada havia a fazer, Degenkolb estava fora da corrida, nem um apelo da Lotto Soudal aos comissários do Tour fez reverter a decisão, algo que a equipa belga considera inaceitável uma vez que o alemão não iria estar, de qualquer das maneiras, à partida para a 2ª etapa devido às lesões sofridas.



Pouco depois, foi Philippe Gilbert a cair. O veterano belga ainda terminou a etapa mas dirigiu-se ao hospital, logo de seguida, para realizar exames médicos onde se confirmou o pior cenário possível: uma fratura da rótula do joelho esquerdo. Exatamente no mesmo sítio onde Gilbert se tinha lesionado noutra queda horrível sofrida no Tour no ano de 2018. Dentro das más notícias surgiram boas notícias, uma vez que foi uma fratura sem deslocamento, o que leva a 3 semanas de repouso total.

Um início de Tour de France para esquecer para a equipa belga. De uma assentada perde dois corredores importantes não só para lutar por etapas mas também por fazerem parte do comboio de Caleb Ewan. Antes do Tour, Tim Wellens viu-se obrigado a desistir da sua participação devido a uma queda enquanto treinava e, no dia anterior ao começo da prova, dois elementos do staff da formação belga, testaram positivo à COVID-19.



By admin