Quarta etapa da Volta ao País Basco e espera-se um dia com mais diferenças na classificação geral pela montanha toda que havia pela frente e com menos quedas. No entanto, a jornada ficou marcada por uma queda enorme a 35 kms da meta, numa zona muito rápida. Essa situação deixou muito maltratados cerca de 10 ciclistas incluindo Jonas Vingegaard (que foi transportado para o hospital num estado preocupante), Remco Evenepoel (com a clavícula fracturada) e Primoz Roglic (visivelmente combalido depois também da queda de ontem).

A corrida foi até neutralizada pouco depois disso por falta de ambulâncias tal foi o trambolhão, numa altura em que a frente da corrida, composta por Louis Meintjes, Mathieu Burgaudeau, Karel Vacek, Mikel Retegi, Joseba Lopez e Reuben Thompson vinha com 2 minutos de avanço para um pelotão onde essencialmente se lutava pelo posicionamento. Depois de longos minutos de espera e incerteza, a organização decidiu neutralizar a etapa para o pelotão e a fuga ficou a disputar o triunfo na etapa, mesmo sem diferenças de tempo.  O pelotão junto até ao final do percurso sem classificação e com toda a calma.

Vídeo da queda:

O sexteto esperou até à última contagem de montanha para os ataques, Reuben Thompson fez a primeira investida e levou com ele Meintjes e Vacek, o checo atacou mais tarde, Meintjes usou o trabalho de Thompson ao máximo, saiu para apanhar Vacek e quando alcançou o ciclista da Burgos-BH, distanciou-o nos últimos metros da subida, não sendo mais apanhado. Thompson foi mais forte na discussão do segundo lugar e o novo líder da geral é Mattias Skjelmose

By admin