Entre quinta-feira e hoje, decorreu a 31ª edição da Volta a Portugal do Futuro, a competição mais importante do calendário sub-23 para o pelotão nacional. Para além das equipas nacionais, estiveram presentes alguns formações espanholas e foi uma delas que acabou por brilhar, a Team Polti-Kometa. Esperava-se que o dia decisivo fosse a 2ª etapa, com a chegada ao Alto de São Macário e isso confirmou-se. O transalpino Luca Bagnara acabou por ser o mais forte, conquistando de forma autoritária essa etapa.
Liderança do italiano, conseguida após integrar umafuga perigosa na parte final da etapa e as restantes etapas apenas teve de controlar para se sagrar o vencedor final da competição. O pódio da referida etapa e da geral ficou completo com Dylan Jimenez e Alenxandre Montez, o melhor português da competição. Esta foi uma competição marcada pelos triunfos das fugas, já que no primeiro dia, uma fuga vitoriosa valeu o triunfo a Owen Lightfoot, da Vigo/Rias Baixas, num sprint disputado a três.
Já durante o fim-de-semana, em etapas mais acessíveis, e já com Bagnara na liderança, os fugitivos voltaram a ter sucesso, com as equipas nacionais a triunfar. A 3ª etapa sorriu a Noah Campos, da Kelly-Simoldes-UDO, com o jovem português a triunfar em Pombal numa fuga de 6 ciclistas. Hoje, nas Caldas da Rainha, foi um trio de fugitivos a ter sucesso, com 3 ciclistas lusos a discutir a vitória. O mais rápido foi o sprinter João Martins, da Rádio Popular-Paredes-Boavista.
Nas classificações sceundárias, João Martins venceu nos pontos, Alexandre Montez triunfou na montanha, fruto de uma grande etapa final, e Gorka Corres foi o mais forte na juventude. Por equipas, triunfou a equipa do vencedor da geral, a Team Polti Kometa.
Results powered by FirstCycling.com