Estremoz acolheu a partida da última etapa da Volta ao Alentejo, mais um dia muito rápido por estradas alentejanas. 44 quilómetros percorridos na primeira hora, muitos ataques e só depois desta fase é que se formou a numerosa fuga do dia, composta com alguns nomes perigosos para a geral como Gotzon Martin, Alexis Guerin, Gonçalo Carvalho, Tiago Antunes e Rui Carvalho. Com tudo isto, toda a etapa foi feita a alta velocidade, com o pelotão a controlar e tentar evitar surpresas em Évora.
A alta velocidade fez estragos na frente, com Gotzon Martin, Luca Giaimi, Alexis Guerin e Jenthe Verstraete a serem os últimos resistentes. Este quarteto deu muito trabalho ao pelotão, entraram com 30 segundos nos últimos 4 quilómetros e nem a difícil chegada à Praça do Giraldo conseguiu impedir estes ciclistas de lutar pela vitória. Luca Giaimi acabou por ser o mais forte e o único a aguentar a aproximação do pelotão.
O jovem da UAE Team Emirates Gen Z venceu com o líder Noah Hobbs a terminar logo atrás, num pódio que ficou completo com o campeão pan-americano Leangel Liñarez. Este 2º lugar garantiu a Hobbs o triunfo final na Volta ao Alentejo, com o jovem britânico a ser acompanhado no pódio final por Nicolas Tivani e Jesus David Peña.