O Campeonato Nacional de Espanha teve, como já é hábito, uma forte participação de equipas portuguesas, ao todo foram cerca que 1 dezena de corredores que correm no nosso país. Antes de se entrar no circuito final, que tinha uma subida dura, formou-se uma fuga com Albert Torres, Alvaro Trueba, Diego Lopez, Miguel Angel Fernandez, Victor Martinez, Angel Madrazo, Xavi Canellas, Javier Chacon e Eusebio Pascual.



O pelotão, liderado por Cofidis e Kern Pharma, teve sempre a escapada muito perto e Gotzon Martin conseguiu fazer a ponte. A meio da prova Albert Torres decidiu ir sozinho, mas a corrida mudou a 60 kms da meta, quando voltou a haver pelotão compacto. Os ataques começaram de imediato, com Ivan Cortina e Oscar Sevilla a serem protagonistas. A Kern Pharma controlou a situação na penúltima volta apesar de muitas ofensivas, inclusivamente de Gustavo Veloso.

Na última volta também reinou a anarquia, Angel Sanchez, da Miranda-Mortágua, chegou a estar fugido com 2 elementos da Euskadi e chegou um grupo de 30 ciclistas junto à última subida. O ataque mais sério surgiu por parte de Daniel Navarro, rapidamente seguido por Barceló e Vicente Garcia de Mateos. O ciclista do Aviludo-Louletano impôs o ritmo e quebrou Daniel Navarro.



Depois começaram os ataques da Cofidis, primeiro Barceló na frente e depois Jesus Herrada no grupo principal. Herrada estava fortíssimo e rapidamente apanhou e ultrapassou Mateos e Barceló. Na parte final da subida apareceu Luis Leon Sanchez, que se lançou na perseguição ao corredor da Cofidis, estando apenas a 7 segundos. A aproximação foi feita aos poucos, “LuisLe” apanhou Herrada a 800 metros da meta, o ciclista da Astana lançou-se quase de imediato ao ataque.

De forma dramática Jesus Herrada avariou na última curva, confirmando assim o triunfo nos Nacionais de estrada para Luis Leon Sanchez. Herrada ficou literalmente a pé, permitindo que Gorka Izagirre ficasse em 2º, completando a dobradinha da Astana. Vicente de Mateos completou o pódio em mais uma grande exibição do ciclista da Aviludo-Louletano. Gustavo Veloso, da W52-FC Porto, fechou o top-10.




By admin