Fim-de-semana em ciclismo em Portugal, com o regresso das provas por etapas. Pela primeira vez, o Grande Prémio Anicolor saiu para a estrada como prova por etapas, dois dias, um mais talhado para os sprinters e outro para os ciclistas mais completos, capazes de passar as dificuldades.
A primeira etapa tinha um total de 166,1 quilómetros e ligava Oiã a Águeda. Com um perfil mais acessível, as equipas dos sprinters não quiseram ser surpreendidas e, depois de uma numerosa fuga ter marcado a etapa, os últimos 40 quilómetros foram feitos em pelotão compacto.
No final, em Águeda, foram os sul-americanos que lutaram pela vitória com o colombiano Santiago Mesa a superar o venezuelano Leangel Liñarez e o compatriota Luis Carlos Chia. Esta foi a segunda vitória da temporada para o ciclista da ABTF Betão-Feirense, depois de ter triunfado na Prova de Abertura.
Já a segunda etapa ligava Oliveira do Bairro a Águeda, uma etapa com quatro subidas categorizadas, a última delas a 10 quilómetros do fim. Luís Gomes e José Luis Faura marcaram a principal fuga do dia, que deu bastante trabalho ao pelotão comandado pela Efapel Cycling. Este duo viria a ser apanhado já na derradeira montanha do dia, por um “pelotão” de menos de 20 unidades.
Luís Mendonça passou na frente a subida e aproveitou para iniciar a descida na frente. O ciclista da Glassdrive/Q8/Anicolor colocou em prática as suas capacidades de descedor e só foi visto pelo grupo perseguidor já depois de cortar a linha de meta. Com 19 segundos de vantagem, Mendonça vencia a etapa, sendo que, atrás, Xavier Cañelas e Luís Gomes completavam o pódio.
Results powered by FirstCycling.com