Poucos dias depois do término do Grande Prémio ABIMOTA, o pelotão nacional regressou à estrada para a 3ª edição do Grande Prémio Douro Internacional, com Marco de Canaveses a ser o epicentro da prmeira etapa, ao acolher a partida e a chegada da mesma. Rodrigo Caixas e José Dias marcaram a fuga do dia. Ao quilómetro 65, o duo passsava a quarteto com a chegada à frente de André Santos e Sebastian Calderon.
No pelotão, a Glassdrive/Q8/Anicolor assumiu as despesas de perseguição e com diferenças tão curtas a situação de corrida voltava a mudar pouco depois. César Fonte e Sinuhe Fernandez faziam parte da fuga do dia, sendo que da escapada original apenas restava Rodrigo Caixas, com o jovem luso a aproveitar o dia para envergar a camisola da montanha. Mais fresco, Fonte e Fernandez deram bastante luta ao pelotão, sendo apanhados a apeans 3000 metros da chegada.
Quando parecia que a corrida se iria decidir ao sprint em pelotão compacto, Joaquim Silva tentou surpreender tudo e todos com um ataque na parte final. O ciclista da EFAPEL ainda entrou isolado na reta da meta, só que Luís Mendonça conseguiu apanhar e ultrapassar o compatriota, para o derrotar, numa vitória apenas confirmada no photo-finish. O pelotão chegou a 5 segundos, com Tiago Leal a ser 3°.
Results powered by FirstCycling.com